25.5.14

Retratos do século XIX: Ce pays féerique

Selva brasileira, de Manuel de Araújo Porto Alegre (1806-1879)


Ce pays féerique... Assim se exprime Sarah Bernhardt, em relação ao Brasil, no telegrama com que desmente os conceitos que uma folha argentina lhe atribuiu. Cara Melpônome,
Sarah Bernard (fotografia de 1860)
quem te levou a escrever essas palavras que me matam? Tu sabes ou fica sabendo, que te admiro, não só pelo gênio, mas ainda pela originalidade. O banal afoga-me. [...] Uma das minhas convicções (e tenho poucas) era esta: se algum dia Sarah escrever a nosso respeito, não empregará a velha chapa de todos o viajantes que por aqui passam ce pays féerique. E tu, amiga minha, tu arrancas-me sem piedade dessa ilusão de meu outono.

[Machado de Assis, A Semana, 20 de gosto de 1893]

Nenhum comentário: