23.5.14

ROTEIRO DE ESTUDO DOS LIVROS INDICADOS PARA SEMINÁRIOS





1.       A obra, o autor, o momento:
A obra estudada desenvolve que gênero literário? Qual a significação da obra estudada diante da produção literária de seu autor? Qual a significação da obra estudada para a literatura brasileira? Qual a relação entre a obra, o momento literário em que surgiu e a tradição literária? Existem referências explícitas a antecessores literários ou influências culturais na obra estudada?

2.       Enredo, episódios, personagens:
Relate em síntese o enredo da obra estudada. Aponte dois episódios que você tenha considerado centrais na obra (não deixe de justificar sua escolha). Relacione os principais personagens, indique os sentidos de sua atuação e seus fins. Se possível, aproxime os personagens relacionados a outras figuras da tradição literária.

3.       A linguagem, os recursos narrativos, as opções estilísticas:
Como você caracterizaria a linguagem da obra estudada? Ela é característica do momento literário de que participa – ou se distancia do padrão literário de sua época? Quais os recursos narrativos mais recorrentes? A obra estudada opta por um estilo de época – ou se impõe como única e inovadora?

4.       Expressão literária, espaço social e representações históricas:
Aponte as relações entre a expressão literária da obra estudada e espaços sociais históricos. Indique as expressões de uma consciência crítica diante do espaço social representado. Reflita, a partir da obra estudada, acerca das relações entre literatura e sociedade. Se possível, faça um levantamento dos episódios históricos representados na obra estudada.




Nenhum comentário: