25.4.13

Sobre o Penumbrismo

Segue a definição de Penumbrismo por Massaud Moisés, no Pequeno Dicionário de Literatura Brasileira, por ele mesmo organizado:

PENUMBRISMO - Tendência literária ligada aos anos e às obras de transição entre o fim do Simbolismo e o início do Modernismo, vale dizer, fins do século XIX e princípios do século XX. O rótulo originou-se de um artigo de Ronald de Carvalho acerca dO Jardim das Confidências (1921), de Ribeiro Couto, intitulado "Poesia da Penumbra", no qual se referia aos ultra-simbolistas e decadentistas que fugiam do sol para a sombra, para os meios-tons crepusculares, e a intimidade recolhida, suave e morna, de alcovas atapetadas e silenciosas. Atitude passageira, assumida durante a vigília da revolução modernista, situa-se numa zona literária fronteiriça, de incerta delimitação. Tendência poética por excelência, a ela aderiram, entre outros, Mário Pederneiras, Gonzaga Duque, Eduardo Guimaraens, Lima Campos, Guilherme de Almeida, Filipe d'Oliveira, Ribeiro Couto, Álvaro Moreira, Homero Prates, Rodrigo Otávio Filho.
(In: Moisés, Massaud (Org.). Pequeno Dicionário de Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1999, p. 320)

2 comentários:

Unknown disse...

Seria correto dizer que os poemas que tem como características o Penumbrismo, possuem um certo clima de melancolia?

Marcelo Magalhães disse...

Sim, Yorranna, seria correto dizê-lo: aspectos do cotidiano e o tom melancólico, além de "uma certa atitude reticente, vega, imprecisa, nevoenta, no jeito de escrever versos", como definiu o próprio Ribeiro Couto. Até breve..