28.4.13

Roteiro de Leitura: Canaã



As questões a seguir devem servir de roteiro para a formulação de ensaio sobre Canaã, de Graça Aranha. A ordem dos aspectos ou perspectivas proposta pelos tópicos numerados não é obrigatória, mas apenas sugestão – partindo de considerações mais gerais para as mais específicas. Todas as questões devem ser contempladas, e o texto deverá ter não menos que 3 e não mais que 5 páginas.

1.      Se é certo que o termo Pré-Modernismo pode ser compreendido em dois sentidos diversos – um meramente cronológico e outro referindo aspectos de precedência temática ou formal –, em qual deles é mais apropriado enquadrarmos Canaã (1902)? Responda com suas próprias palavras, justificando e fundamentando argumentos e análises com citações da fortuna crítica pesquisada, além de exemplificar com trechos do romance estudado recortados por você.

2.      “Romance de ideias, romance social é o Canaã, mas nunca romance de tese”, avalia Lúcia Miguel Pereira. Avalie você o que há no romance de Graça Aranha dos elementos de cada uma dessas categorias romanescas, buscando ilustrar os aspectos apontados com trechos da narrativa estudada.

3.      Comente o trecho abaixo, relacionando-o com a narrativa de Canaã. Relacione também outros escritores do período que trataram de temáticas próximas às ideias de Graça Aranha, designando semelhanças e demarcando diferenças entre eles.
Toda cultura nos veio dos fundadores europeus. Mas a civilização aqui se caldeou para esboçar um tipo de civilização, que não é exclusivamente europeia e sofreu as modificações do meio e da confluência das raças povoadoras do país. É um esboço apenas sem tipo definido. É um ponto de partida para a criação da verdadeira nacionalidade. A cultura europeia deve servir não para prolongar a Europa, não para obra de imitação, sim como instrumento para criar coisa nova com os elementos, que vêm da terra, das gentes, da própria selvageria inicial e persistente.
              (Aranha, Graça. “O espírito moderno”, conferência na ABL em junho de 1924)

Nenhum comentário: