5.4.13

Começo de semestre: 2013.1

É começo de semestre e este Palhaço de Classe volta à ribalta. Hoje tem goiabada, sim senhor.. Para abrir os trabalhos e os dias deste picadeiro, segue pequeno poema de Guimarães Rosa. Saboreiem as palavras brincalhonas.



Escólio

O que sei, não me serve.
Decoro o que não sei.
Relembro-me:
deslumbro-me, desprezo-me.
O querubim é um dragão
suas asas não se acabam.
Sempre ele me acha em falta
ou no remorso de tanta lucidez.
Somos, ancião, amargos.
Tão amargos, junto,
que temos de construir
do nada –
que é humano e nos envolve.
A gente tem de tirar dele
algo, pedaço de alto:
alma, amor, praga ou poesia.


[Rosa, Guimarães. Ave, palavra. Em: _____. Ficção Completa, vol. II, p. 1083-5;
a ilustração acima é de Poty para livro de Guimarães Rosa]

2 comentários:

eu precisava registrar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
eu precisava registrar disse...

Aos alunos "topiqueiros" de Literatura Brasileira. Sobre teatro, índios e palhaços...
http://www.hotxua.com.br/?page_id=90