17.1.13

Portal www.machadodeassis.net

Neste site, onde se pretende disponibilizar todos os romances e contos de Machado de Assis com links para as referências neles identificadas, o usuário encontrará, por enquanto, a edição de Ressurreição , A mão e a luva, Helena, Iaiá Garcia, Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó, Memorial de Aires e Contos fluminenses.
Nessa edição, preparada com o cuidado necessário para torná-la fidedigna, o leitor poderá não apenas desfrutar o romance ou o conto em si, mas também achar, nas notas em forma de links, explicações sobre todas as citações e alusões do texto: tanto as de natureza simbólica (autores, obras de arte, personagens, fatos históricos referidos por Machado de Assis), como as menções a lugares e instituições não-ficcionais (bairros e ruas da cidade do Rio de Janeiro, lojas, teatros, cafés que as personagens machadianas frequentam).

Os demais contos de Machado de Assis estarão disponíveis, ao longo dos próximos meses, à medida que a equipe responsável for concluindo o trabalho de edição dos textos e preparação dos links.

Este site é parte de um projeto de pesquisa desenvolvido na Fundação Casa de Rui Barbosa, com o apoio do CNPq e da FAPERJ.

Marta de Senna

[In: http://machadodeassis.net/hiperTx_romances/index.asp]

Nenhum comentário: