17.9.13

O Expressionismo dos Anjos

Saí à procura de reproduções de imagens (pinturas e gravuras) expressionistas para relacionar com a poesia de Augusto dos Anjos. E me impressionou a grande quantidade de imagens que parecem projetar muitos dos quadros tenebrosos que os versos  do poeta paraibano, o autor do Eu (1912), nos evoca. Somente na página dedicada a obra de Oswaldo Goeldi da Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Plásticas, são muitas as imagens que se relacionam com o universo cosmo-agônico de Augusto dos Anjos, para relembrar a expressão crítica de Lúcia Helena. Vejamos três imagens, de três importantes artistas para a história das artes plásticas de vanguarda: primeiramente Edvard Munch (1863-1944), pintor norueguês precursor do expressionismo alemão, visionário de ambientações tão próximas ao universo do poeta paraibano; o já referido Oswaldo Goeldi (1895-1961), importante gravador, desenhista e ilustrador brasileiro; e Anita Mafaltti (1889-1964), pintora fundamental do movimento modernista no Brasil, considerada por Mário da Silva Brito "o estopim do modernismo".


O Grito (1893), de Edvard Munch: "Recife. Ponte Buarque de Macedo. / Eu, indo em direção à casa do Agra, / Assombrado com a minha sombra magra,/ Pensava no Destino, e tinha medo!" (versos iniciais de "As Cismas do Destino").





A Sonâmbula, de Oswaldo Goeldi: evocações de "O Lázaro da Pátria".




O Poeta (1945), de Anita Malfatti. Não tenho informação de quem serviu de modelo a este retrato, mas talvez se aproxime do aspecto do ator do Eu.

Nenhum comentário: