16.9.13

Charles Baudelaire por Eduardo Guimaraens



Túmulo de Baudelaire

                                                     Um anjo, que possui uma espada de chama,
                                                     hirto e pálido, à fronte um halo virginal,
                                                     guarda o Túmulo, junto ao mármore imortal,
                                                     a que o Poeta desceu, cego de luz e lama.

                                                     Outro, que às mãos desfralda o ardor de uma auriflama,
                                                     olha, cismando, o azul profundo como o mal;
                                                     e Lúcifer, enfim, magnífico e fatal,
                                                     tem à boca a revolta em que a blasfêmia clama.

                                                     Entre a aridez da terra e a solidão noturna,
                                                     fundo abismo, do espaço ao lúgubre esplendor,
                                                     fendem-se do Desejo as largas fauces de urna.

                                                     E as Danaides, de aspecto envelhecido e eterno,
                                                     tentam encher em vão esse tonel de horror!
                                                     Ora, lá dentro, o Céu! Uiva, lá dentro, o Inferno!



Eduardo Gaspar da Costa Guimaraens (1892-1928) nasceu em Porto Alegre, onde passou a maior parte de sua vida. Esteve no Rio de Janeiro entre 1912 e 1913, colaborou com periódicos como Fon-Fon!. Retornou à cidade natal para assumir o cargo de auxiliar técnico da Biblioteca local. Imprimiu no Rio sua primeira e mais importante obra, A Divina Quimera, em 1916. Na ocasião, estudou o sistema de organização da Biblioteca Nacional e colaborou na imprensa. Merece destaque sua atividade como tradutor, tendo sido considerado o responsável pela melhor tradução de Baudelaire no Brasil. Também traduziu Verlaine, o Canto Quinto da Divina Comédia (de Dante Alighieri), Heine e Tagore. Eduardo Guimaraens é o mais cosmopolita poeta simbolista brasileiro, em um movimento para o qual cor local e elemento específico tiveram pouco valor. Sua poesia extremamente musical e Harmoniosa dialoga diretamente com figuras de relevo como D'Annunzio, Edgar Allan Poe, Baudelaire, Verlaine, Maeterlinck, Mallarmé, Rimbaud, Eugênio de Castro e, acima de todos, Dante. Publicou, também, Caminho da Vida (1908). Em 1944, Mansueto Bernardi organizou A Divina Quimera, contendo, além da obra título, outros cinco livros inéditos.
[Texto retirado da Antologia da poesia simbolista e decadente brasileira. Organização, notas,  prefácio e fixação de notas de Francini Ricieri. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007, p. 110]

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