1.11.14

Um pouco mais sobre a poesia de Silva Alvarenga




            [...]
            Já os primeiros textos do autor [Silva Alvarenga] se dedicam justamente à elaboração do discurso didático sobre o fazer poético. As pesquisas de Francisco Topa revelaram que o primeiro texto impresso com o nome de Alcindo Palmireno, quando o autor ainda era estudante da Universidade de Coimbra, foi a "Epístola a Termindo Sipílio", em 1772. Se o poema já era bastante conhecido da crítica, a nova posição que ele ocupa no conjunto da obra do poeta reforça a importância da sua teorização de caráter neoclássico.
            A "Epístola" faz o elogio ao O Uraguai de Basílio da Gama, que não era o que se poderia chamar de uma "unanimidade" no ambiente português, e aproveita a ocasião para tecer comentários sobre determinadas práticas e figuras da vida intelectual da metrópole, numa clara tomada de partido estético. A série de preceitos e críticas que se seguem ao elogio a O Uraguai reforça a posição adotada pelo novo autor diante dos hábitos culturais e literários em que está inserido: defesa do equilíbrio ("Teu Pégaso não voa furioso..., mas ... conhece a mão e o freio"), valorização dos clássicos ("Ou Boileau torne a empunhar contra vós a espada"), adequação aos modelos ("Usarás Catulo na morte de quem amas/ D'alambicadas frases e agudos epigramas?"), segurança dada pelas práticas tradicionais (...), estudo constante ("Quem sobe mal seguro tem gosto de cair"), necessidade da crítica (...).
            [...] Toda esta preocupação teórica de Silva Alvarenga pode se justificar porque, inserida no conjunto de valores neoclássicos, a poesia não é entendida por ele (assim como por seus contemporâneos) como mero divertimento, mas como atividade que tem no horizonte a formação moral e intelectual do cidadão, já que é ela quem dá exemplo das belas ações, inclusive origem às outras disciplinas. [...]

(Morato, Fernando. "Introdução". In: Alvarenga, Manuel Inácio da Silva. Obras Poéticas.
São Paulo: Martins Fontes, 2005, pp. XLIII-XLIV)


Nenhum comentário: