12.4.14

Parnasianos: para entender a poesia moderna





            A leitura de poemas é sempre insubstituível para a percepção/apreensão de sua estrutura rítmica (tenham eles versos ou não). Contudo, certos textos teóricos nos ajudam a penetrar nesse universo tão estranho e instigante — a palavra poética.

            No Tratado de Versificação, de Olavo Bilac e Guimarães Passos (...), encontra-se, no Brasil, uma primeira teoria do verso e suas possibilidades de composição: métrica − ritmo − rima. Não se pode compreender a poesia moderna sem que se conheça aquela forma tradicional e fixa.

            [...]


(Pignatari, Décio. O que é comunicação poética. 8a ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2005, p. 63)




O trecho acima destaca a importância do conhecimento da poesia e da poética tradicionais para a compreensão da poesia moderna. O Tratado de Versificação referido por Décio Pignatari tem entre seus autores Olavo Bilac, que foi certamente o mais popular dos poetas que formavam a chamada "tríade parnasiana" (ao lado de Alberto de Oliveira e Raimundo Correia). Trata-se, portanto, de uma teoria parnasiana do verso a que se encontra no dito Tratado.

Mais ênfase ganha a observação acima reproduzida por ter sido escrita por Décio Pignatari, poeta fundamental da Poesia Concreta no Brasil (formando com Augusto e Haroldo de Campos outra tríade, na outra ponta da evolução da poesia brasileira, a tríade concretista).

Duas leituras essenciais, portanto, para o estudo da poesia no Brasil: o Tratado, de Bilac e Passos, e O que é comunicação poética, pequeno e valioso estudo de Décio Pignatari.

Acesse os livros relacionados nos links abaixo:
http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=8498
http://pt.scribd.com/doc/51917455/PIGNATARI-Decio-O-Que-e-Comunicacao-Poetica

Nenhum comentário: