13.3.14

Retratos do Século XIX

Com esta dou início a uma série de postagens com imagens representativas do século XIX e relacionadas com a produção e a vida literárias. O objetivo é articular literatura e cultura visual produzidas no Brasil, acumulando material pertinente para pesquisa que venho desenvolvendo há algum tempo, e que em breve será formalizada, com a consequente criação de um grupo de estudos.
O título da série de postagens é deliberadamente ambíguo, pretendendo evocar tanto imagens que representem aspectos culturais do Brasil oitocentista quanto retratos de figuras importantes para a criação literária do período. As postagens portanto não se limitarão aos retratos: estamparei nelas as mais variadas modalidades de imagens, de padrões arquitetônicos a paisagens, contemplando obviamente retratos propriamente ditos.
E é com um retrato de um grupo de literatos do segundo oitocentos brasileiro que abro a série. Trata-se de uma fotografia em que figuram escritores que participaram da fundação da Academia Brasileira de Letras, entre eles Arthur Azevedo (irmão de Aluísio), Olavo Bilac e Coelho Neto (infelizmente não consegui identificar os demais personagens). A fotografia registra uma espécie de paródia de um famoso quadro de Rembrandt (1606-1669) intitulado "Aula de Anatomia". É de Arthur Azevedo o corpo que está sendo "dissecado". Na parte inferior da fotografia há uma assinatura do poeta parnasiano Olavo Bilac.
Se alguém souber da identidade dos participantes da cena e a data do registro fotográfico, favor enviar carta a esta redação. Divirtam-se.


Um comentário:

Davi Miranda disse...

Olá, Marcelo,

Fico grato pelas informações sobre essa enigmática fotografia, sobre a qual eu tinha grande curiosidade!

De acordo com o arquivo de imagens da Casa Editorial Ermakoff, os participantes desta cena são: Olavo Bilac, Plácido Júnior, Álvares de Azevedo sobrinho, Coelho Neto, Leôncio Correia, Henrique Holanda, Dr. Aquiles Pederneiras (O Velho Regente), Pedro Rabelo e Arthur Azevedo:

http://www.ermakoff.com.br/banco/displayimage.php?album=41&pos=97