5.11.13

do vocabulário modernista


"as meninas da gare" é poema da primeira parte de Pau-Brasil (1925), intitulada "História do Brasil", que por sua vez subdivide-se em seções, sendo a primeira delas batizada de "Pero Vaz Caminha", em que se encontra. O título empresta uma significação nova às palavras de Caminha, dispostas como se versos fossem, propondo uma leitura de nossa formação colonial, assim como projetando uma visão crítica, poderíamos dizer pós-colonial (nos termos dos estudos culturais contemporâneos), da paisagem urbana contemporânea à produção do livro, ou seja, a paisagem paulistana da década de 1920 (que aliás os modernistas de São Paulo pretendiam fosse a representação cabal do Brasil como um todo). Este poema representa bem as propostas artístico-culturais que o "Manifesto da Poesia Pau-Brasil" (1924) trazia: retrata o ponto de partida para nossa "formação étnica rica"; é produto da "inocência construtiva", que serviria de princípio para a poesia pau-brasil; é "pela invenção e pela surpresa", emprestando significados inusitados aos textos históricos de nossa formação; é o registro poético de nossa "hospitalidade um pouco sensual, amorosa"; Pau-Brasil.
E alguém pergunta sobre a presença desse vocábulo estranho, quiçá estrangeiro, que aparece no título: gare. É palavra de origem francesa, mas incorporada ao vocabulário vernáculo desde o século XIX (o dicionário Houaiss data seu registro primeiro de 1873). Numa cidade como São Paulo dos anos 1920, em que tanto a cultura era marcada por uma arraigado galicismo, nada mais natural que as estações ferroviárias serem assim chamadas.
Seria esclarecedor notar observações perspicazes de Haroldo de Campos, quando aponta para o fato de ser a poesia de Pau-Brasil "uma poesia ready made" (na expressão de Décio Pgnatari), assim como trazer ele "um novo conceito de livro": "Seus poemas dificilmente se prestam a uma seleção sob o critério de peça antológica. Funcionam como poemas em série." (ver "Uma poética da radicalidade", de Haroldo de Campos).

Nenhum comentário: