5.7.13

Atividade suplementar de Literatura Brasileira III

Literatura Brasileira III
Regionalismo nordestino e Modernismo paulista

Prof. Marcelo Magalhães

  1. A partir da leitura dos textos abaixo, faça o que se pede:
A verdade é que não há região no Brasil que exceda o Nordeste em riqueza de tradições ilustres e em nitidez de caráter. Vários dos seus valores regionais tornaram-se nacionais depois de impostos aos outros brasileiros menos pela superioridade econômica que o açúcar deu ao Nordeste durante mais de um século do que pela sedução moral e pela fascinação estética dos mesmos valores. [...] Como se explicaria, então, que nós, filhos de região tão criadora, é que fôssemos agora abandonar as fontes ou as raízes de valores e condições de que o Brasil inteiro se orgulha ou de que vem se beneficiando como de valores basicamente nacionais?
(Freyre, Gilberto. “Manifesto Regionalista de 1926”)

Só a antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente.
Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz.
Tupy, or not tupy that is the question.
Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos.
Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago.
Estamos fatigados de todos os maridos católicos suspeitosos postos em drama. Freud acabou com enigma mulher e com outros sustos da psicologia impressa.
Filhos do sol, mãe dos viventes. Encontrados e amados ferozmente, com toda a hipocrisia da saudade, pelos imigrados, pelos trancafiados, pelos touristes. No país da cobra grande.
Foi porque nunca tivemos gramáticas, nem coleções de velhos vegetais. E nunca soubemos o que era urbano, suburbano, fronteiriço e continental. Preguiçosos no mapa-múndi do Brasil.
(Andrade, Oswald de. “Manifesto Antropófago”)

  1. Segundo J.M. Gomes de Almeida, o confronto entre os momentos literários do modernismo paulista e do regionalismo nordestino evidencia dois aspectos: o que se vincula ao contraste entre tradicionalismo e “futurismo”; e a caracterização predominantemente estética de um diante do cunho mais cultural (sociológico) do outro. Caracterize os momentos literários referidos e os contextualize na situação socioeconômica que os conforma. Cite ao menos uma obra de cada momento para ilustrar sua resposta.

  1. A partir dos trechos apresentados e das considerações do item anterior, caracterize sucintamente País do Carnaval ou Caetés.

Nenhum comentário: