24.7.13

Modelo de questões: sobre Caetés, de Graciliano Ramos


1. Leia atentamente o trecho abaixo e faça o que se pede.

          Várias vezes peguei a Bíblia para tirar dinheiro, e o livro sempre se abriu no Eclesiastes, mostrando-me a frase de Salomão enjoado. Repetindo-a, senti uma atroz amargura. Uvas verdes. Que me importava salomão?
         Num sombrio acesso de desespero, pensei no suicídio. Tolice. Eu tenho lá coragem de suicidar-me? O que fiz foi passar uns dias quase sem comer. A escrituração ficou atrasada uma semana, o que me valeu duas observações de Vitorino, e abandonei o jornal de Padre Atanásio e os caetés.
           Para que mexer nos caetés, uma horda de brutos que outros brutos varreram há séculos?
Só Luísa me preocupava. Desejei-a dois meses com uma intensidade que hoje me espanta. Um desejo violento, livre de todos os véus com que a princípio tentei encobri-lo. Amei-a com raiva e pressa, despi-me de impulsos que me importunavam, sonhei, como um doente, cenas lúbricas de arrepiar. Quando ia à casa dela, mostrava-me taciturno e esquivo. Vinha-me às vezes uma espécie de delíquio, parecia-me que o coração deixava de pulsar, e era um frio, uma angústia, sensação de vácuo imenso. Estava sempre a sobressaltar-me, como se em redor me lessem na alma. Transparecia nos meus modos uma irritação que procurei conter debalde; se alguém me interrogava, respondia com palavras secas e breves.
           E quanto disparate! Uma noite cumprimentei deste modo o Reverendo, que chegava: “Adeus, Padre Atanásio. Divirta-se.”
           Riram em torno, gaguejei explicações parvas e encolhi-me, rangi os dentes, sentindo a vaga tentação de estrangular o Dr. Castro, que sorria para Clementina.

(RAMOS, Graciliano. Caetés. 18a ed. Rio de Janeiro: Record, 1982, p. 139-140.)


a) O enredo do primeiro romance de Graciliano Ramos, Caetés, é construído em dois planos, com o drama contemporâneo superposto ao drama histórico dos caetés. Exponha em resumo os traços característicos de cada um deles, assim como a relação entre um e outro, indicando a distância que este romance mantém do chamado surto nordestino de 1930 na literatura brasileira.

b) Em estudo sobre Caetés, Antonio Candido indica presença nele das “melhores receitas da ficção realista tradicional”, assim como da “técnica do devaneio”. Procure explicar a presença destes elementos, apontando diferenças fundamentais da literatura experimentalista que caracterizou os anos 1920 na literatura brasileira.

Nenhum comentário: