14.9.12

Literatura Brasileira III: proposta de avaliação suplementar



questões sobre os romances Triste Fim de Policarpo Quaresma, Macunaíma e São Bernardo


I.                    Triste Fim de Policarpo Quaresma (1916), de Lima Barreto

1)      A partir da leitura dos dois primeiros capítulos de Triste Fim de Policarpo Quaresma, comente a caracterização que o narrador faz de seu protagonista, apontando nele os traços pertinentes à preparação do momento inovador do modernismo. O quê em Policarpo Quaresma é antecipador das posturas modernistas? Argumente e exemplifique com trechos transcritos.
2)      Comente a trajetória do protagonista de Triste Fim de Policarpo Quaresma, indicando especialmente as modificações da percepção política de Policarpo Quaresma. Como ele avalia nosso primeiro momento republicano? Qual a figura política que mais se destaca na narrativa de Lima Barreto? Como ela é caracterizada? Exemplifique sua resposta.


II.                  Macunaíma (1928), de Mário de Andrade

1)      Leia e analise o capítulo IX de Macunaíma (“Carta pras Icamiabas”), adotando a Antropofagia oswaldiana como perspectiva interpretativa. O que há de antropófago (no sentido estabelecido por Oswald de Andrade em seu manifesto de 1928) na carta escrita pelo protagonista “sem nenhum caráter”? Argumente e exemplifique.
2)      Comente um aspecto presente em Macunaíma que possa ser considerado típico do ideário modernista. Argumente e exemplifique.




I.                    São Bernardo (1934), de Graciliano Ramos

1)      Leia o capítulo 1 de São Bernardo e indique o que há nele de característico do momento modernista (primeira e segunda fases). Como relacionar essas primeiras páginas ao ideário inaugurado em 1922. Argumente e exemplifique.
2)      A partir da leitura do capítulo 19 de São Bernardo, caracterize a personagem Madalena e sua relação com o protagonista narrador, Paulo Honório. Exemplifique sua resposta.

Nenhum comentário: