13.9.12

Literatura Brasileira II: proposta de avaliação suplementar



Questões sobre os romances Casa de Pensão, O Ateneu e Memórias Póstumas de Brás Cubas


I.                    Casa de Pensão (1883), de Aluísio Azevedo

1)      Comente os traços naturalistas utilizados pelo narrador para caracterizar seu protagonista, demonstrando como eles são determinantes para o destino de Amâncio. Exemplifique cada aspecto comentado com um trecho do romance em questão.
2)      Comente a caracterização de ao menos uma personagem feminina do romance de Aluísio Azevedo, apontando nela o que há de traço naturalista e antirromântico. Exemplifique seus comentários com trechos transcritos.


II.                  O Ateneu (1988), de Raul Pompéia

1)      Leia o capítulo 1 de O Ateneu e comente a descrição que o narrador faz de Aristarco. Procure caracterizar essa descrição, relacionando-a com aspectos do realismo desenvolvido por Raul Pompéia. Exemplifique seus comentários.
2)      Leia o capítulo 6 e comente a conferência proferida pelo Dr. Cláudio, relacionando-a com as estéticas do último quartel do século XIX no Brasil (realismo, simbolismo, parnasianismo, impressionismo etc.). Exemplifique cada aspecto levantado.


III.                Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis

1)      A partir da análise do capítulo VII (“O delírio”), procure caracterizar a narrativa de Brás Cubas, relacionando-a com as ideias mais preponderantes do final do século XIX no Brasil. Não deixe de apontar características de Machado de Assis, situando sua obra diante do realismo literário. Exemplifique seus comentários.
2)     O que faz de Memórias Póstumas de Brás Cubas um romance revolucionário para a história da literatura brasileira? Argumente e exemplifique.

Nenhum comentário: