20.3.11

Pau-Brasil e Antropófago, manifestos de Oswald de Andrade



Os dois manifestos de Oswald de Andrade, o da Poesia Pau-Brasil e o Antropófago, estão disponíveis na internete em muitos endereços. Dos mais interessantes é o site dedicado à Tropicália, projeto de Ana de Oliveira. Entre as Leituras complementares sugeridas, lá estão o Manifesto da Poesia Pau-Brasil (http://tropicalia.com.br/leituras-complementares/manifesto-da-poesia-pau-brasil) e o Antropófago (http://tropicalia.com.br/leituras-complementares/manifesto-antropofago).
Percorrendo o site, percebemos a força dos desdobramentos do primeiro modernismo (1922-30) na composição de nossa cultura contemporânea.

O quadro ao lado é de Tarsila do Amaral, criadora de uma expressão plástica fundamental aos movimentos chefiados por Oswald – com que foi casada, sendo referidos por Mário de Andrade como Tarsiwald. O quadro se chama Morro da Favela (1924).

Um comentário:

Iara disse...

Olá Professor!
Preciso parabenizá-lo pela iniciativa desta página, a qual, a priore na cabeça de alguns,pode vir a ter apenas o intuito de auxiliar os alunos, servindo como uma ferramenta a mais, para além dos textos vistos em aula. Mas, na realidade, cumpre um papel importantíssimo e raro nesta mídia:o de fomentar e não deixar se perder momentos tão ricos da nossa história e cultura, como é o caso da literatura. Alegra-te professor, pois fazes a tua parte e fazes bem feito!