13.7.12

Notícias sobre a greve nas Universidades Federais

Governo deve apresentar proposta de reestruturação da carreira docente hoje (13/07)

          Após um mês de silêncio, o governo retoma as negociações com os professores das universidades federais em greve. A reunião do GT de Carreira está marcada para 15h de hoje (13/07) no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Participarão do encontro representantes do MEC, do MPOG, do PROIFES-Federação, do ANDES-SN e do SINASEFE. O governo finalmente se comprometeu a apresentar a proposta de reestruturação da carreira docente. O presidente da ADUFC-Sindicato, professor Marcelino Pequeno, participará das negociações.
          Uma reunião emergencial do Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação foi convocada para o sábado (14) pela manhã, quando os professores farão uma avaliação criteriosa da proposta apresentada pelo governo. Os professores Ricardo Thé e Marília Brandão, da diretoria da ADUFC-Sindicato estarão presentes no encontro e, assim que a proposta for apresentada, a encaminharão para conhecimento dos professores da UFC e Unilab.
           Essa semana, a pauta de reivindicações dos docentes ocupou espaço expressivo nas discussões em Brasília. Na terça-feira, o presidente da ADUFC participou de audiência com o Ministro da Educação Aloizio Mercadante, e cobrou dele o retorno imediato do governo às negociações com os professores.  A audiência, intermediada pelo deputado federal Artur Bruno (PT-CE) foi importante para pressionar o governo a retornar à mesa de negociação.
          Dependendo do andamento das negociações em Brasília, as instâncias de deliberação da ADUFC-Sindicato serão convocadas.  Fiquem atentos a uma possível convocação de emergência.
          A greve dos professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) completa um mês nesta quinta-feira.


[FONTE: http://www.adufc.org.br/ ]