31.8.11

Pensamento do dia: poética e humanidades



"O estudo literário deve e pode consertar a fratura da forma e do sentido, a inimizade factícia da poética e das humanidades." (Compagnon, Antoine. Literatura para quê? Tradução Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: UFMG, 2009.)

30.8.11

Metalinguagem & Outras metas


Encontrei na net o livro Metalinguagem
& outras metas
: ensaios de teoria e crítica literária, de Haroldo de Campos. Para quem está fazendo Literatura Brasileira IV, é título de grande interesse: foi dele que retirei "A linguagem do Iauaretê" e "Introdução à escritura de Clarice Lispector". Este último fala obviamente sobre a autora de Perto do coração selvagem (através do comentário de um livro de Olga de Sá, A escritura de Clarice Lispector); o primeiro por sua vez é uma análise da obra de Guimarães Rosa (através da leitura de um de seus contos, "Meu tio, o Iauaretê"). No livro de Haroldo de Campos há ainda mais textos de interesse para alunos de Literatura Brasileira IV, como "O Geômetra Engajado", sobre João Cabral de Melo Neto, e "Uma Leminskíada Barrocodélica", sobre o Catatau de Paulo Leminski. Todo o livro porém é da maior importância para o conhecimento do pensamento crítico de um dos criadores principais da Poesia Concreta.
O livro encontra-se disponível no seguinte endereço:
http://pt.scribd.com/doc/46771214/CAMPOS-haroldo-metalinguagem-e-outras-metas



29.8.11

Literatura Brasileira I: REVISÃO


Saudações contemporâneas!
Segue o link para download dos exercícios de revisão de
Literatura Brasileira I, referentes às manifestações literárias do século XVI (literatura informativa e jesuítica).
Bom proveito.


http://www.4shared.com/file/SqevaXXe/Reviso_AP1_origens_20112.html

26.8.11

Sobre Manuel da Nóbrega


Mais uma postagem para os alunos de Literatura Brasileira I. Trata-se de um vídeo sobre a atuação do Padre Manuel da Nóbrega, considerado um dos "Construtores do Brasil" (nome de uma série de programas realizada pela TV Câmara). A qualidade de som e de imagem não é das melhores, mas vale uma conferida.


25.8.11

Diálogo com Guimarães Rosa

Riquíssimo diálogo de Günter Lorenz com Guimarães Rosa:
http://elfikurten.blogspot.com/2011/01/dialogo-com-guimaraes-rosa-entrevista.html

Antologia de Poetas Brasileiros do Período Colonial

Saudações! Abaixo o link para download da Antologia de Poetas Brasileiros
do Período Colonial
, que utilizaremos daqui por diante em nossas aulas de Literatura
Brasileira I. Boa leitura.

http://www.4shared.com/document/fsBwwJNQ/Antologia_dos_Poetas_Brasileir.html


16.8.11

Entrevista com Clarice Lispector

Mais uma vez atendendo a pedidos, venho postar uma entrevista de Clarice Lispector em parte apresentada na aula de Literatura Brasileira IV. A entrevista é bastante impressionante, e foi a última que Clarice concedeu à televisão, pouco antes de sua morte. Além da curiosidade do registro da época, a entrevista aponta certos aspectos fundamentais da autora de Perto do coração selvagem, como sua enfática declaração de que era ainda uma escritora amadora, depois de anos de intensa e visceral produção literária (encerrada com A hora da estrela, à qual Clarice se refere na entrevista como a "novela" que ela acabara de escrever). O vídeo conta com os comentários de Nádia Batella Gotlib, que enriquecem o registro da entrevista de Clarice.





11.8.11

Confissões de Lêdo Ivo

Atendendo a pedidos, segue a entrevista de Lêdo Ivo concedida a Geneton Moraes Neto, em três partes. O escritor alagoano, nascido em 1924, foi um dos principais nomes da "Geração de 45", grupo de poetas que procurou suprimir definitivamente o ciclo da literatura modernista iniciado em 1922. A meu ver, algumas de suas considerações não passam de ledo engano; são significativas, porém, do desenvolvimento histórico de nossas letras após 1945. Bom divertimento!

9.8.11

PCNEM e Orientações Complementares

Prezados Alunos de Seminários de Pesquisa:
Como prometido, seguem os arquivos (pdf) dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), que serão debatidos em nossa próxima aula (16/08/11), e as Orientações Educacionais Complementares, que servem de subsídios para estudo e compreensão mais aprofundados dos PCNEM (vale ressaltar que apenas os PCNEM constituem leitura obrigatória).
Para baixar os arquivos, basta clicar nos links abaixo:
http://www.4shared.com/document/xaI8xug7/PCNEM.html
http://www.4shared.com/document/ueQEx2oB/PCNEM_linguagens_cdigos_e_suas.html

6.8.11

Apresentando Zarvos e Chacal

Confira o vídeo com uma conversa entre Guilherme Zarvos e Chacal. Os dois foram criadores entre outros do cep 20000, o centro de experimentação poética que reúne poetas performers músicos artistas e tutti quanti há mais de vinte anos no Rio de Janeiro. Depois da conversa, Heloisa Buarque de Hollanda localiza a geração dos dois no panorama literário do final do século 20...