Primeiramente
gostaria de dar boas-vindas aos que ingressam na UFC neste início de 2014, ano
em que as Universidades Federais podem enfim comemorar a aplicação integral da
Lei de Cotas (12.711/2012), garantindo pela primeira vez 50% das vagas para
alunos oriundos das escolas públicas. Creio que se deva de fato comemorar essa
democratização do acesso à Universidade, e tomá-la também como um lembrete de
nosso compromisso – de alunos e professores – com a formação de profissionais
qualificados e socialmente responsáveis. É desse compromisso mútuo que depende
a criação de novas condições para o acesso democrático à educação em nosso
país, seja ela de nível básico ou superior – e dessas condições esperamos ser
possível alcançarmos a consolidação de vínculos mais orgânicos entre
instituições públicas dos níveis relacionados.
O ingresso de
novos alunos é o processo que assegura uma Universidade viva e revigorada,
renovando-se em seu espírito e em sua atuação. Com mais de 50 anos de
existência (o primeiro currículo é de 1961), o Curso de Letras tem-se
modificado em sua estrutura curricular, procurando pôr em prática aquilo que
nacionalmente se debate acerca de processos pedagógicos e políticas
educacionais. A diversificação democrática do público que ingressa nesta
Universidade é consequência dessas políticas e condição necessária para que
alcancemos a efetivação plena dos princípios previstos em lei para a Educação
Nacional (segundo a LDB, Lei 9.394, de 1996). Por isso a especial satisfação em
recebê-los neste ano letivo, que começa assinalado por mudanças propícias a uma
expansão da Universidade no combate a desigualdades sociais históricas.
A área de
atuação do profissional de Letras é bastante vasta, hoje ultrapassando
largamente a mais tradicional das atuações, que é justamente a dedicação ao
ensino, ainda e sempre atividade das mais importantes. As novas condições de
produção intelectual, cultural e artística solicitam uma grande quantidade de
profissionais capacitados para um mercado diversificado: tradução de livros
científicos, técnicos ou de ficção, assim como de filmes e sites; elaboração de
material pedagógico e organização de conteúdos de ensino; editoração, revisão e
crítica literária; pesquisa em língua e literatura, assim como a dedicação à
carreira acadêmica e ao ensino superior; atuação no turismo (responsável), em
representações diplomáticas, em órgãos culturais, etc.
Sejam muito bem-vindos!
Marcelo Magalhães Leitão
Professor do Departamento de Literatura
Vice-Coordenador do Curso de Letras (diurno)
Nenhum comentário:
Postar um comentário