31.8.14

O AVANÇO DA IDEOLOGIA REALISTA





               [...]
            O avanço da ideologia realista foi, no entanto, mais lento no romance do que na imprensa. Os sinais mais evidentes da mudança encontram-se nas obras de Franklin Távora, José do Patrocínio e Inglês de Souza.
            Franklin Távora, apesar de escolher seu temário na história remota do Nordeste, preocupava-se em situar os eventos dentro de um quadro real, cuidadosamente estudado. Já em 1872, levantara-se contra o conceito literário de José de Alencar, numa série de artigos publicados no Jornal do Recife, e nas Cartas a  Cincinato questionou o fundamento da etiqueta indianista romântica. Ia contra os escritores de gabinete, que reinventavam a natureza através da leitura de obras românticas. Para ele, o escritor devia partir da experiência direta, de um contato íntimo com o ambiente, a natureza e os homens. A natureza deixava de ser motivo de contemplação estética para tornar-se quadro significante. Sua preocupação com a documentação aparece em dois de seus romances, O Cabeleira e O matuto, publicados respectivamente em 1876 e 1878.
                 [...]

[Mérian, Jean-Yves. Aluísio Azevedo: vida e obra (1857-1913).
Tradução Claudia Poncioni. 2a ed. Rio de Janeiro: FBN: Garamond, 2013, pp. 120-1]


23.8.14

O caso maxixe no Brasil

Andamos falando de maxixe por esses dias, partindo de textos diversos de Machado de Assis, como é o caso de uma das crônicas da série "Gazeta de Holanda" (de 20 de janeiro de 1887) e um dos contos da coletânea Várias histórias (1896), aquele que narra a história de Pestana, "Um homem célebre", e vai que pesquisando sobre cinema encontro um documentário de Alex Viany, Maxixe, a dança proibida, de 1979 (infelizmente com baixa qualidade de imagem e de som).



19.8.14



Conversa entre José Miguel Wisnik e Roberto Schwarz, no programa "Obra Aberta",
sobre Machado de Assis, exibido pela TV Cultura e Arte, em 2002.

4.8.14

Apostila de Literatura Brasileira I




http://www.4shared.com/office/jqCYBJWSce/Apostila_de_Literatura_Brasile.html

3.8.14




A edição de Mestres da Literatura dedicado a Machado de Assis vale como nota introdutória do estudo da obra machadiana. Será necessário problematizar alguns aspectos estabelecidos pelos estudiosos do autor de
Dom Casmurro.