11.2.14

Carta aos Calouros (UFC, 2014.1)




Primeiramente gostaria de dar boas-vindas aos que ingressam na UFC neste início de 2014, ano em que as Universidades Federais podem enfim comemorar a aplicação integral da Lei de Cotas (12.711/2012), garantindo pela primeira vez 50% das vagas para alunos oriundos das escolas públicas. Creio que se deva de fato comemorar essa democratização do acesso à Universidade, e tomá-la também como um lembrete de nosso compromisso – de alunos e professores – com a formação de profissionais qualificados e socialmente responsáveis. É desse compromisso mútuo que depende a criação de novas condições para o acesso democrático à educação em nosso país, seja ela de nível básico ou superior – e dessas condições esperamos ser possível alcançarmos a consolidação de vínculos mais orgânicos entre instituições públicas dos níveis relacionados.
O ingresso de novos alunos é o processo que assegura uma Universidade viva e revigorada, renovando-se em seu espírito e em sua atuação. Com mais de 50 anos de existência (o primeiro currículo é de 1961), o Curso de Letras tem-se modificado em sua estrutura curricular, procurando pôr em prática aquilo que nacionalmente se debate acerca de processos pedagógicos e políticas educacionais. A diversificação democrática do público que ingressa nesta Universidade é consequência dessas políticas e condição necessária para que alcancemos a efetivação plena dos princípios previstos em lei para a Educação Nacional (segundo a LDB, Lei 9.394, de 1996). Por isso a especial satisfação em recebê-los neste ano letivo, que começa assinalado por mudanças propícias a uma expansão da Universidade no combate a desigualdades sociais históricas.
A área de atuação do profissional de Letras é bastante vasta, hoje ultrapassando largamente a mais tradicional das atuações, que é justamente a dedicação ao ensino, ainda e sempre atividade das mais importantes. As novas condições de produção intelectual, cultural e artística solicitam uma grande quantidade de profissionais capacitados para um mercado diversificado: tradução de livros científicos, técnicos ou de ficção, assim como de filmes e sites; elaboração de material pedagógico e organização de conteúdos de ensino; editoração, revisão e crítica literária; pesquisa em língua e literatura, assim como a dedicação à carreira acadêmica e ao ensino superior; atuação no turismo (responsável), em representações diplomáticas, em órgãos culturais, etc.
Sejam muito bem-vindos!



Marcelo Magalhães Leitão
Professor do Departamento de Literatura
Vice-Coordenador do Curso de Letras (diurno)