14.9.12

Literatura Brasileira III: proposta de avaliação suplementar



questões sobre os romances Triste Fim de Policarpo Quaresma, Macunaíma e São Bernardo


I.                    Triste Fim de Policarpo Quaresma (1916), de Lima Barreto

1)      A partir da leitura dos dois primeiros capítulos de Triste Fim de Policarpo Quaresma, comente a caracterização que o narrador faz de seu protagonista, apontando nele os traços pertinentes à preparação do momento inovador do modernismo. O quê em Policarpo Quaresma é antecipador das posturas modernistas? Argumente e exemplifique com trechos transcritos.
2)      Comente a trajetória do protagonista de Triste Fim de Policarpo Quaresma, indicando especialmente as modificações da percepção política de Policarpo Quaresma. Como ele avalia nosso primeiro momento republicano? Qual a figura política que mais se destaca na narrativa de Lima Barreto? Como ela é caracterizada? Exemplifique sua resposta.


II.                  Macunaíma (1928), de Mário de Andrade

1)      Leia e analise o capítulo IX de Macunaíma (“Carta pras Icamiabas”), adotando a Antropofagia oswaldiana como perspectiva interpretativa. O que há de antropófago (no sentido estabelecido por Oswald de Andrade em seu manifesto de 1928) na carta escrita pelo protagonista “sem nenhum caráter”? Argumente e exemplifique.
2)      Comente um aspecto presente em Macunaíma que possa ser considerado típico do ideário modernista. Argumente e exemplifique.




I.                    São Bernardo (1934), de Graciliano Ramos

1)      Leia o capítulo 1 de São Bernardo e indique o que há nele de característico do momento modernista (primeira e segunda fases). Como relacionar essas primeiras páginas ao ideário inaugurado em 1922. Argumente e exemplifique.
2)      A partir da leitura do capítulo 19 de São Bernardo, caracterize a personagem Madalena e sua relação com o protagonista narrador, Paulo Honório. Exemplifique sua resposta.

13.9.12

Literatura Brasileira II: proposta de avaliação suplementar



Questões sobre os romances Casa de Pensão, O Ateneu e Memórias Póstumas de Brás Cubas


I.                    Casa de Pensão (1883), de Aluísio Azevedo

1)      Comente os traços naturalistas utilizados pelo narrador para caracterizar seu protagonista, demonstrando como eles são determinantes para o destino de Amâncio. Exemplifique cada aspecto comentado com um trecho do romance em questão.
2)      Comente a caracterização de ao menos uma personagem feminina do romance de Aluísio Azevedo, apontando nela o que há de traço naturalista e antirromântico. Exemplifique seus comentários com trechos transcritos.


II.                  O Ateneu (1988), de Raul Pompéia

1)      Leia o capítulo 1 de O Ateneu e comente a descrição que o narrador faz de Aristarco. Procure caracterizar essa descrição, relacionando-a com aspectos do realismo desenvolvido por Raul Pompéia. Exemplifique seus comentários.
2)      Leia o capítulo 6 e comente a conferência proferida pelo Dr. Cláudio, relacionando-a com as estéticas do último quartel do século XIX no Brasil (realismo, simbolismo, parnasianismo, impressionismo etc.). Exemplifique cada aspecto levantado.


III.                Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis

1)      A partir da análise do capítulo VII (“O delírio”), procure caracterizar a narrativa de Brás Cubas, relacionando-a com as ideias mais preponderantes do final do século XIX no Brasil. Não deixe de apontar características de Machado de Assis, situando sua obra diante do realismo literário. Exemplifique seus comentários.
2)     O que faz de Memórias Póstumas de Brás Cubas um romance revolucionário para a história da literatura brasileira? Argumente e exemplifique.

6.9.12

Aulas serão retomadas na segunda-feira (10)



Os professores da Universidade Federal do Ceará, reunidos em assembleia geral, realizada nesta quinta-feira (6), deliberaram suspender o movimento paredista, que teve início dia 12 de junho. Diante do fato, a Administração Superior da UFC já decidiu que as aulas voltam a partir de segunda-feira (10). O novo calendário universitário será discutido e aprovado em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), que será realizada também na segunda-feira (10), às 8h30min.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – (Fone: 85 3366 7331, 3366 7330)